Saindo um pão de queijo quentinho do forno.
Essa é uma receita super fácil de pão de queijo escaldado. Tem muito tempo que eu fiz essa receita, e nunca me deixou na mão.
Basicamente, existem milhares de receitas de pão de queijo. Na minha visão, todas estão certas e vai da cada pessoa se identificar com cada uma dessas variações.
As vezes por um detalhe específico, acabamos por nos identificar mais com uma receita específica. Portanto, espero que você tire bastante proveito dessa receita.
Caso tenha alguma dúvida ou não ficou como você queria, me mande uma mensagem , tenho certeza que poderei lhe ajudar.
Vale lembrar que para todas as receitas de pão de queijo, sempre prefira o polvilho azedo. Pois, ele dará um textura melhor do que o polvilho doce.
Vamos a receita
Pão de Queijo Escaldado
Ingredients
- 200 g polvilho azedo
- 200 ml leite
- 200 ml água
- 150 g manteiga ou óleo eu prefiro manteiga 🙂
- 3 und. ovos
- 500 g queijo minas
- 10 g sal
Instructions
- Ralar o queijo e deixar reservado
- Em uma panela adicionar o óleo ou a manteiga, o leite e a água, colocar em fogo alto e deixar ferver;
- Em um bowl de aço inox misturar o polvilho doce com o sal;
- Despejar sobre o polvilho o líquido fervendo e ficar mexendo até que tudo fique bem homogêneo (dê preferência para o uso com batedeira, pois, facilita o trabalho). Quando em batedeira, colocar o polvilho para bater na batedeira em velocidade 1 e ir despejando aos poucos o líquido fervente (tome muito cuidado para não respingar o líquido quente)
- Depois da massa homogênea deixe a massa esfriar por alguns minutos para, juntar o queijo ralado e os ovos; misturar novamente até a massa ficar homogênea
- Pegar uma quantidade suficiente com uma colher de sopa e ir colocando na assadeira as pequenas bolas. Não se preocupe em deixar redondo pois ao assar eles irão tomar forma. Modelar no tamanho que for mais adequado
- Assar por mais ou menos 15 minutos em forno a 200ºC
Notes
Observações importantes:
Ao finalizar a mistura, você terá uma massa homogênea e ligeiramente “puxante” que gruda nas mãos. Caso a massa esteja muito líquida “acertar” o ponto com uma ou duas colheres de amido de milho.
Jean Phillipe Lafond
Resolvi colocar amido de milho para “acertar” o ponto da massa por causa da facilidade do produto. Caso queira, você também pode usar o polvilho, porém eu confesso que fica mais fácil com o amido de milho. Só tomar cuidado para não colocar muito e a massa ficar “dura” demais, perdendo a textura e ficando quebradiça
Caso deseje fazer modelar com as mãos, é necessário primeiro untar a mão com óleo para pegar a massa e não grudar tudo na mão.
Você pode acrescentar a sua receita outros tipo de queijos, cada queijo dará uma consistência diferente na massa. Queijo parmesão por exemplo, deixa a casca mais crocante; Queijo minas meia cura tendem a deixar o pão de queijo com a textura mais “puxante” de queijo quando se parte o pão ao meio.
Outro queijo muito bom para se usar é o minas padrão. Ele possui ótima textura, garantindo maciez para todos os pães de queijo.
Quando acrescentar mais de um queijo, lembre-se que usar a a soma total de queijo de 500g para a preparação. Caso contrário, você poderá deixar a sua receita muito gordurosa e enjoativa.
Conforme disse, cada queijo dará uma consistência única a sua receita e isso abre um leque gigante de possibilidades. Em outras palavras, ao colocar outros queijos na receita, procure não destoar do queijo minas ou queijo minas padrão, pois, excessos de alguns queijos podem causar efeitos indesejáveis a preparação.
Como é o caso do pão de queijo “oco” por dentro, indica que a receita foi elaborada com muito queijo parmesão e pouco queijo minas.
Essa, por ser uma receita escaldada é natural que o produto final fique com um ligeiramente mais gorduroso. Todavia, caso você não tenha gostado dessa receita, eu em breve trarei outra variação sem escaldar para você se deliciar.
Todas as nossas receitas do RECEITINHAS.ORG, foram feitas com muito amor e carinho. Cada receita, foi testada individualmente para garantir que todas deem certo.
Acreditamos que muitas das vezes o erro em uma receita está na mudança de alguns processos básicos que por algum descuido ou até mesmo por falta de um ingrediente original ela ficou ligeiramente diferente do esperado.
Se você ficou com alguma dúvida ou se sua receita não saiu como o esperado, não titubeie em nos mandar uma mensagem. Garantimos que iremos fazer o máximo possível para que sua receita dê certo ou que se encaixe o mais perfeito ao que você deseje.
Não achou uma receita aqui? Só pedir, mande uma mensagem para nós que faremos o possível para atender seu pedido (desde que ele seja viável, rsrsrs).
Quer saber um pouco mais sobre Nutrição, alimentação, psicologia e pedagogia, mas não sabe para quem perguntar? Ou mesmo tirar uma dúvida? Visite o nosso Vida Leve e saiba mais.