Bolo, uma construção de ideias.
Vocês deve estar se perguntando, por que do nome fluffy ao bolo?
A ideia de chamar de fluffy veio de tentar fazer um bolo 100% de farinha integral que fosse mais macio e fofinhos que os bolos convencionais.
Quem já fez algo com 100% de farinha integral sabe o trabalho que dá deixar a receita o mais palatável possível. Palatável, em relação as nossas receitas atuais de farinha refinada, onde fazer um bolo macio é relativamente fácil.
Essa receita, também serve para chamar a atenção de vocês que para fazer preparações integrais, não basta sair adicionando farinha de trigo integral no bolo e sorrir para o universo. Pois a receita geralmente não ficará do jeito que a pessoa deseja.
Isso se dá, porque trabalhar com farinha de trigo integral requer certos cuidados pois como ela possui muita fibra a receita tende a ficar extremamente pesada.
Essa receita, eu fiz com as cascas da banana. Afim de aproveitar 100% de todo o alimento. Sim a receita fica boa acredite 🙂
O surgimento da ideia
Tentei fazer esse bolo com a menor quantidade de industrializado possível. E essa ideia surgiu de umas leituras que estava fazendo sobre como seriam feitos os bolos antes da industrialização. Os relatos que eu li, eram sempre que os bolos feitos nos séculos passados feitos com farinhas de pouco refino eram em termos de textura extremamente diferente do que conhecemos hoje.
Os bolos eram mais mais pesados, duros e com muito mais densidade do que estamos acostumados. Principalmente quando falamos de bolos feitos pela classe mais pobre, onde a farinha de trigo era substituída por um conjunto de sobras de farinhas obtidas pelos moinhos. Ao final, tínhamos um bolo que de sabor nada se comparava ao que temos hoje.
Surgiu então a tentativa de criação desse bolo onde utilizo a técnica de pão de ló (que já existia na época) para fazer um bolo bem mais macio que o feito sem essa técnica.
Vamos a receita:
Bolo de banana 100% integral
Ingredients
- 400 g farinha de trigo integral
- 200 a 250 g açúcar mascavo ou demerara A receita feita com o açúcar demerara fica ligeiramente mais doce que a realizada com o mascavo
- 3 und. ovos
- 40 ml azeite
- 2 col. de sopa manteiga
- 3 a 4 und. banana com casca
- 20 g fermento em pó para bolos (2 colheres de sopa cheias)
- 1 col. de café de sal
- 150 ml leite
Instructions
- Separar as gemas das claras;
- Bater as claras em ponto de neve e reservar;
- Em uma batedeira, bater todos os ingredientes. Menos a clara em neve e a banana. bater tudo até ficar uma massa homogênea;
- Cortar as bananas em rodelas, com casca e tudo (atenção: lavar as bananas antes, por favor)
- Adicionar as bananas na batedeira e bater na batedeira. Tomar cuidado para não desmanchar as bananas. Tente deixar alguns pedaços para que você possa senti-los na hora de comer o bolo;
- Adicione as claras em neve e ir volvendo a massa aos poucos. Até a massa ficar homogênea por completo. Obs.: se misturar a massa muito forte ela irá perder as neves da clara e o bolo não ficará FLUFFY 🙁
- Caso deseje deixar o bolo mais macio, adicionar mais 1 a 2 claras em neve ao bolo;
- Colocar em uma forma devidamente untada com manteiga e farinha de trigo;
- Colocar em forno médio pré aquecido por aproximadamente 30 a 40 minutos.
Notes
Espero que tenham gostado
Todas as nossas receitas do RECEITINHAS.ORG, foram feitas com muito amor e carinho. Cada receita, foi testada individualmente para garantir que todas deem certo.
Acreditamos que muitas das vezes o erro em uma receita está na mudança de alguns processos básicos que por algum descuido ou até mesmo por falta de um ingrediente original ela ficou ligeiramente diferente do esperado.
Se você ficou com alguma dúvida ou se sua receita não saiu como o esperado, não titubeie em nos mandar uma mensagem. Garantimos que iremos fazer o máximo possível para que sua receita dê certo ou que se encaixe o mais perfeito ao que você deseje.
Não achou uma receita aqui? Só pedir, mande uma mensagem para nós que faremos o possível para atender seu pedido (desde que ele seja viável, rsrsrs).
Quer saber um pouco mais sobre Nutrição, alimentação, psicologia e pedagogia, mas não sabe para quem perguntar? Ou mesmo tirar uma dúvida? Visite o nosso Vida Leve e saiba mais.